Descubra os benefícios do Chuchu

Descubra os benefícios do Chuchu. Foto: Pexels

O chuchu é a prova viva de que você não deve julgar uma comida pela sua aparência. Esse vegetal em formato de pera com textura macia pode ser combinado com praticamente qualquer coisa.

De sabor suave, que absorve os mais variados temperos, ele adiciona textura às sopas, sobremesas e pratos apimentados. Apesar de geralmente não ser a estrela do show, ele merece tempo nos holofotes pelo seu papel coadjuvante – além de um espaço na sua cozinha.

O que é o chuchu?

“Esse é um vegetal originário da América Central”, explica Erin Palinsky-Wade, autora do livro Belly Fat Diet for Dummies (Dieta da gordura abdominal para idiotas, em tradução literal). Era, há muito tempo, cultivado pelos astecas. Não importa onde cresça, ele sempre mantém o sabor suave. Ainda não satisfeita? As suas folhas e flores também são comestíveis, apesar de ainda não populares.

+ Receita fácil de joelho de porco assado no forno
+ Receita fácil de canelone de presunto e queijo

Chuchu é nutritivo. Foto: Pexels

Chuchu é nutritivo?

Sim. O chuchu é uma ótima fonte de fibras, além de estar carregado de folato, colina e magnésio (que traz benefícios para a pele, o coração e os ossos), diz Erin. Ele também conta com poucas calorias (cerca de 25 por xícara) e carboidratos (menos de 6 gramas). Então, inclua-o no seu prato com alguma proteína e gorduras saudáveis para uma refeição completa.

Informações do chuchu

Calorias: 25
Proteína: 1.08 g
Gordura: 0.17 g
Carboidratos: 5.95 g
Fibras: 2.2 g
Açúcar: 2.19g
Cálcio: 22 g
Magnésio: 16 g
Vitamina C: 10.2 g
Folato: 123 g

Como devo cozinhar o chuchu?

Uma estrela silenciosa, você pode comer o chuchu cru ou cozido. Erin sugere adicioná-lo às saladas e molhos para uma pitada de crocância. E, se for cozinhá-lo, coloque-o em sopas, sirva refogado com cebola e alho, assado ou dentro de uma torta. Ele combina especialmente com pimentão, alimentos cítricos e alho.

Se está cara a cara com um chuchu jovem, pode ir em frente e comer a casca. Mas, se ele é mais antigo, tire totalmente a casca. Só tome cuidado ao descascar, já que o chuchu libera um líquido que pode irritar peles mais sensíveis. Use luvas ou descasque-o embaixo da água para proteger suas mãos.

E se não for usar todo o chuchu? Armazene o restante no compartimento para vegetais da sua geladeira, onde é possível mantê-lo por cerca de duas ou três semanas.

Redação: