Em outubro passado, uma única garrafa de uísque bateu o recorde de bebida mais cara já vendido em um leilão.
O Macallan Fine e a Rare, de 60 anos, alcançou impressionantes US $ 1,9 milhão de dólares .
Veja também
+ Julia Roberts vende mansão por R$ 40 milhões para vizinho bilionário
+ Jennifer Aniston mostra sua luxuosa mansão de Beverly Hills
+ Qual é o sabor e o preço do vinho mais caro do mundo?
Porquê tanto? Bem, o malte vintage de 1926 foi retirado de um barril lendário, valorizado pelos colecionadores por suas características quase místicas.
Apenas um ano antes, o líquido amadureceu naquele mesmo carvalho vendido por US $ 1,2 milhão em uma casa de leilões em Londres.
Desde 2018, nada menos que seis exemplares desse uísque de 1926 ultrapassaram o limite de um milhão de dólares. Veja abaixo a lista dos uísques mais caros do mundo
Gordon & MacPhail – Gerações Mortlach 75 anos (US $ 32.000)
Esta é provavelmente a melhor ‘pechincha’ desta lista. Em 2015, a renomada engarrafadora independente de Elgin, na Escócia, lançou o single malte mais antigo do mundo. Três quartos do século passado resultaram em um uísque ABV de 44,4% com um brilho castanho brilhante e notas excepcionais de rancio e ameixas cristalizadas. Ele fica em um decantador de cristal personalizado em forma de lágrima. Desembolse pouco mais de US $ 30.000 pela oferta única e você receberá uma mala de couro para transportá-la.
The Balvenie – 50 anos (US $ 50.000)
No ano passado, o Balvenie apresentou sua segunda expressão de 50 anos, a um preço de varejo de US $ 38.000. Apenas cerca de uma dúzia de decantadores de ‘Casamento 0197’ chegaram aos Estados Unidos, quase garantindo um arranque instantâneo no mercado secundário. Surpreendentemente, porém, você ainda pode adquirir um por um preço que não é ofensivo além do varejo sugerido. Engarrafado a 42% ABV, é rico e com sabor a frutos escuros, com um final de especiarias a mel.
The Dalmore – Coleção Constellation de 1964 (US $ 60.000)
O lançamento mais antigo da coleção Constellation, da Dalmore, é um stunner de 46 anos que possui notas de frutas de pomar, pontuadas com especiarias de canela. O destilador mestre carismático Richard Paterson é comemorado por seu amor a todas as coisas xerez. E esta é provavelmente a apoteose dessa devoção, pingando tonalidades reveladoras da cooperação olorosa.
Bowmore – 1964 Black Bowmore, último barril (US $ 75.000)
Quando a série Black Bowmore foi lançada em 1994, o cenário de malte único era radicalmente diferente do que é hoje. Este é o líquido que ajudou a mudar o jogo. O original – uma oferta de 30 anos – foi vendido por apenas US $ 100 por garrafa! 24 anos depois, esse mesmo lançamento foi vendido por US $ 17.000 em leilão. Amadurecido inteiramente em barris de Xerez de primeiro enchimento, a iteração final não chegou até 2017. Com aromas inesperados de abacaxi e doçura com tema tropical, ele bebe muito diferente de qualquer outro uísque Islay que você já provou. Isso pressupõe que você jamais provará. As 159 garrafas que chegaram aqui foram listadas originalmente em US $ 25.000 por peça. Nem mesmo três anos depois, eles já valem mais que três vezes esse valor.
Glenfiddich – coleção rara de 1937 (US $ 120.000)
Destilado antes da Segunda Guerra Mundial, foi retirado de um único barril no famoso armazém de Dufftown. Quando foi esvaziado em 2001, havia apenas líquido suficiente para encher 61 garrafas. Os colecionadores são obcecados por ele – não apenas por sua excepcional singularidade, mas por sua excessiva raridade. Na Bonhams Whisky Sale, em Edimburgo, há quatro anos, estabeleceu a marca para o malte individual mais caro já vendido em uma casa de leilões escocesa. O valor: cerca de US $ 87.000. Acontece que foi um investimento que valeu a pena. Desde então, aumentou em valor em quase 40%