Fast-food da antiguidade é encontrado em Pompeia na Itália

Fast-food da antiguidade é encontrado em Pompeia na Itália. Foto: Pixabay

Pompeia, a cidade que ficou preservada após a erupção de um vulcão, continua a ser um lugar fascinante. Depois do recente achado histórico, de dois corpos praticamente intactos, há uma nova descoberta impressionante.

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Nasa divulga vídeo dos sete minutos de terror do pouso de uma sonda em Marte
+ Yamaha encerra a produção da V-Max Power Cruiser
+ Confira 8 dicas caseiras para acabar com o mau hálito do seu cão

Os arqueólogos encontraram um termopólio excepcionalmente bem preservado. A estrutura é uma espécie de fast-food dos tempos antigos, onde se servia comida de rua. Os afrescos preservados fascinaram os próprios investigadores do parque arqueológico de Pompeia.

Foi em 79 d.C que a erupção do vulcão Vesúvio atingiu a cidade. Acredita-se que entre duas a 15 mil pessoas terão morrido. Nas décadas mais recentes, o espaço continua a ser sinónimo de descobertas.

Esta banca de fast-food em particular estaria na esquina entre duas das ruas mais movimentadas do centro de Pompeia. Animais e uma Nereida, uma ninfa do mar, surgem na decoração da banca.

No mesmo local, os arqueólogos desvendaram um pouco mais sobre a gastronomia daquele tempo. Havia fragmentos de ossos de animais, incluindo pato, porco e espinhas de peixe. No fundo de um jarro havia restos de favas desfeitas, algo que se acredita que era feito para alterar o gosto de determinado vinho. Também uma ânfora e restos mortais que deverão pertencer a um homem na casa dos 50 anos foram encontrados na mesma zona.

Citado pelo “The Guardian”, Massimo Osanna, diretor do parque arqueológico, salientou que o espaço terá sido fechado à pressa devido à erupção “mas é possível que alguém, possivelmente a pessoa mais velha da família, tenha ficado para trás e morrido na primeira fase da erupção”.

“Além de ser um testemunho da vida quotidiana e Pompeia, as possibilidades que o termopólio nos permite analisar são excecionais porque é a primeira vez que conseguimos escavar em torno de um local que sobreviveu por inteiro”, destacou.

Redação: